Por Karla Paiva
O início de tudo
Muitas gente não conhece minha história como maquetista, que começou com um encontro arrebatador na disciplina de modelos e maquetes, cursando o 2º período em Design de Interiores pelo IFPB, na época, ainda CEFET-PB.
Eu não sabia o que era maquete, nem me lembro de ter visto alguma na vida antes disso… Sério! hahaha… Mas tive a sorte de além de ter professores-mestres incríveis, que não só me abriram as portas para uma profissão, como me deram todo apoio para que eu me desenvolvesse nessa área!
Os responsáveis por essa bagunça =D
O José Batista, foi meu professor na disciplina de maquetes e depois meu orientador no TCC, me apoiou em todas as fases, inclusive nas piores, com bloqueio de escrita, sempre muito atencioso… Junto com o professor Aarão Júnior e Paulo Peregrino me apoiaram e incentivaram, escrevi até artigo aprovado em congresso baiano sobre expressão gráfica! Em outro post vou falar sobre isso também…
E foi assim que eu descobri que poderia fazer o meu TCC de final de curso. Eles sabiam que as fontes literárias eram escassas (ainda são!) e que íamos ter muitas dificuldades inclusive para aprovarem que eu pudesse escrever sobre o tema, PASMEM! hahaha…
Mas fui em frente, durante o curso, adquirindo os poucos livros e artigos científicos disponíveis para pesquisa na internet, abordei sobre a importância da utilização dos modelos físicos na concepção do projeto. Iniciei com uma abordagem histórica sobre as primeiras maquetes de arquiteto, definições de termos técnicos até o metodologia utilizada na disciplina de maquetes e suas contribuições para o processo criativo de designers e arquitetos.
Comentem se for útil
Espero que gostem, que contribua para o crescimento dos profissionais da área gráfica, não só maquetistas, e também possa ressaltar mais uma vez o poder desta ferramenta que é a maquete física.
O TCC completo está abaixo, basta clicar no botão para baixá-lo. Boa leitura!